Conhecido como check-up, o Exame Periódico de Saúde (EPS), é um controle periódico que tem por objetivo mapear detalhadamente o verdadeiro estado de nossa saúde. Sua realização é fundamental, e uma prática importante da medicina preventiva, pois possibilita não só a identificação de fatores de risco para a saúde, como também o diagnóstico precoce de eventuais doenças. Realizar periodicamente um check-up, ainda que você esteja se sentindo em bom estado de saúde, é um excelente hábito e uma atitude eficaz para cuidar do bem-estar do seu próprio corpo.

 

Vejamos agora alguns pontos importantes quando o assunto é check-up:

 

O que é check-up?

Check-up é um estudo completo do estado de saúde de um indivíduo com a finalidade de mapear todo o funcionamento do organismo, buscando não só diagnosticar ou acompanhar o decurso de eventuais doenças, como também identificar e individualizar latentes fatores de risco para a saúde e assim atuar na mudança do estilo de vida e hábitos precocemente. É baseado em uma consulta médica completa com anamnese e exame clínico detalhado e posterior exames subsidiários de acordo com cada indivíduo.

 

Porque eu devo realizar um check-up?

O Exame Periódico de Saúde possibilita tanto a prevenção quanto a detecção precoce de doenças. É sabido que muitas doenças tem um comportamento silencioso, ou seja, o indivíduo possui um problema de saúde e não tem conhecimento disso (por exemplo: hipertensão arterial, diabetes mellitus, colesterol elevado, hepatites virais, hipotireoidismo, anemia, neoplasia de intestino, neoplasias ginecológicas, entre outras). Nesses casos, é só através de uma completa avaliação clínica, com a escolha correta de exames laboratoriais, que o problema pode ser diagnosticado. Por outro lado, com o check-up é possível identificar alguns fatores de risco para a saúde, de maneira que, antes de se tornarem um problema, podemos eliminá-los com um correto comportamento. Por exemplo, através de específicos hábitos cotidianos (alimentação equilibrada, controle de estresse, busca pelo bem-estar, atividades físicas) podemos prevenir doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer, ambas as principais causas de morte entre os brasileiros.

 

Quem deve realizar um check-up e qual a frequência necessária?

O check-up é indicado para todos os indivíduos e a periodicidade aconselhada, para termos sempre monitorado nosso estado de saúde, é geralmente anual.

 

Quais são os exames de um check-up?

O check-up é individualizado para cada paciente. Os exames apropriados dependerão de sua idade, seu histórico familiar, seu estilo de vida, ou ainda doenças pré-existentes. Usualmente, são realizados exames laboratoriais (Hemograma completo, Triglicérides, Urina, Colesterol e suas fraçōes, TGO, TGP, etc.), exames de imagens (Ultrassonografias, Tomografias, Ecocardiograma, Colonoscopia, Endoscopia, Mamografia, Eletrocardiograma, etc) e ainda avaliações ginecológica e urológica pertinente.

 

No check-up é feito orientação e avaliação para atividade física?

Sim. Com o exame periódico de saúde, é possível realizar um mapeamento do estado de saúde do indivíduo, possibilitando prescrição e liberação para atividade física. Geralmente, o ideal é que a atividade física não seja nem leve em demasia, a ponto de ser apenas recreativa, nem pesada demais a ponto de comprometer a sua saúde. Devemos continuamente objetivar a melhora do condicionamento cardiovascular.

 

Quais os benefícios do check-up?

No exame periódico vamos determinar o estado geral de sua saúde bem como diagnosticar doenças subclínicas (que causam poucos sintomas ou não possuem sintomas) e detectar comportamentos (como alimentação, tabagismo, exposição a agentes tóxicos, etc) e assim promover mudanças no estilo de vida e tratamento adequado precocemente.

Os exames são realizados no mesmo dia?

O paciente receberá os pedidos de exames complementares pertinentes para sua idade e estado atual de saúde (de acordo com normas internacionais) e terá liberdade para realizá-los no local de sua confiança.

O conteúdo acima tem objetivo informativo apenas e não substitui uma consulta com seu médico.