Principais patologias tratadas pelo Cirurgião de Cabeça e Pescoço:

jose-guilherme-vartanian2As principais patologias diagnosticadas e tratadas pelo Cirurgião de Cabeça e Pescoço são os tumores (benignos e malignos) que acometem a região da cabeça e pescoço, exceto tumores do sistema nervoso central (cérebro/meninges) e coluna cervical, os quais são tratados pelos Neurocirurgiões.

Dentre as principais patologias da região da cabeça e pescoço, destacam-se os  tumores da cavidade oral, faringe (incluindo a nasofaringe, orofaringe e hipofaringe), laringe (onde se localizam as cordas vocais), glândula tireoide, glândula paratireoide, glândulas salivares, tumores da fossa nasal e seios paranasais, órbita, base de crânio, além dos tumores de pele, e tumores de partes moles desta região(tumores de músculos, tecido gorduroso, vasos e nervos).

Em relação as neoplasias malignas (câncer) desta região, a maioria se localiza na mucosa das vias aerodigestivas superiores, que são vias comuns aos tratos respiratório e digestivo. Como resultado, o termo “câncer de cabeça e pescoço” é utilizado, na maioria das publicações, de forma genérica como denominação dos tumores malignos localizados nas mucosas do trato aerodigestivo superior, incluindo fossa nasal e seios paranasais, cavidade oral, faringe e laringe. Dentre estas localizações, os tumores da cavidade oral são os mais prevalentes, seguidos dos tumores de laringe (cordas vocais) e orofaringe (amigdalas, base de língua e palato mole).

Outro tipo de câncer tratado pelo Cirurgião de Cabeça e Pescoço, cada vez mais frequente em nosso meio, é o câncer de tireoide. Nos últimos 20 anos a incidência deste tipo de neoplasia maligna quase triplicou na maioria dos países. Na maioria dos casos os pacientes têm seu diagnóstico realizado após a identificação de nódulo tireoidiano, achado em exame de imagem de rotina, sem sintomas associados.

link-faringe link-laringe link-tireoide