Novas Lideranças do Corpo Clínico

Conheça as principais mudanças e um pouco mais sobre a história dos nossos especialistas.

Transformação e evolução, palavras chave em nossa Instituição ao longo de sua existência. Novas tecnologias, pesquisas, descobertas e pessoas, cuidar das pessoas, cuidar dos nossos pacientes e dos nossos profissionais. Cuidar faz parte da nossa essência. Desenvolver e reconhecer talentos faz parte da nossa história como Cancer Center e, seguindo nesta linha, informamos que os Departamentos de Cirurgia de Cabeça e Pescoço, Oncogenética e Endocrinologia terão alternância em suas lideranças.

Cabeça e Pescoço

Dr. Luiz Paulo Kowalski

Um dos cirurgiões oncológicos mais renomados do país e está em nossa Instituição há 30 anos. Ao longo de suas três décadas de dedicação, gerou extensa produção científica, preparou e formou inúmeros cirurgiões, desenvolveu o maior Departamento de Cirurgia de Cabeça e Pescoço do país, incluindo o conceito de cuidado integrado e centrado no paciente.
“Em 30 anos à frente do Departamento de Cirurgia de Cabeça e Pescoço, posição que tenho muito orgulho, montamos uma equipe espetacular. Uma das melhores do mundo! Nesse tempo cultivamos a multidisciplinaridade, a medicina baseada em evidências (muitas delas estabelecidas por nossos próprios trabalhos), a colaboração multi-institucional e, sobretudo, formamos recursos humanos em residência médica e em pós-graduação.

Muitos de nossos egressos são hoje líderes de importantes instituições nacionais e internacionais. Esta não é uma conquista pessoal, mas de todo o grupo de trabalho do departamento e da Instituição. Nesse sentido, não poderia deixar de destacar o magnífico papel de dois colegas que me acompanham desde minha chegada no A.C.Camargo em 1990, José Magrin e Mauro Kazuo Ikeda. Mas é hora de mudar. Tenho o prazer de passar esse lugar para o Dr. José Guilherme Vartanian, um profissional que reúne todas as condições para exercer essa tarefa e, tenho certeza, fará um grande trabalho. Ele tem competência, comportamento agregador e é um líder nato”.

Dr. José Guilherme Vartanian

Médico titular há 16 anos em nossa Instituição.“O nosso departamento de Cirurgia de Cabeça e Pescoço é, sem dúvidas, um dos melhores, reconhecido nacional
e internacionalmente por sua excelência em assistência, ensino e pesquisa. Tal excelência foi alcançada pela visão, trabalho e esforço de muitos profissionais altamente diferenciados que por aqui passaram como o Dr. Jorge Fairbanks (fundador da especialidade no país e deste departamento), Dr. Josias de Andrade Sobrinho, entre outros. Mas, sem dúvida, um dos principais nomes que conduziram o serviço ao patamar de excelência e reconhecimento internacional, foi o nosso professor, mentor e inspirador Dr. Luiz Paulo Kowalski.

Quando cheguei aqui em 2000 para realizar a residência médica em Cirurgia Oncológica, ele foi um dos meus grandes mestres, me dando a oportunidade de integrar sua equipe desde 2003, sempre me apoiando e incentivando meu desenvolvimento profissional e acadêmico”, diz o Dr. José Guilherme.

Dr. José Guilherme terá como principais desafios manter e aprimorar a excelência técnica e cientifica da equipe, alinhadas às práticas do modelo Cancer Center e promover a integração com as demais especialidades médicas.

“Sinto-me extremamente honrado em assumir a posição de direção deste departamento! Muito me honra também a escolha e apoio de todo o nosso grupo neste processo, assim como de toda direção da Instituição que confiou a mim esta posição. Meu compromisso com o departamento, Instituição e com os pacientes será sempre de ética, transparência e muito trabalho, buscando sempre manter a qualidade na assistência, ensino e pesquisa”, finaliza.
Dr. Kowalski permanece influenciando e atuando na nossa Instituição como médico titular e Coordenador do Centro de Referência de Tumores da Cabeça e Pescoço, sendo responsável por promover a integração e apoiar a formação e treinamento das equipes médicas, multiprofissionais e científicas, garantindo a peracionalização do modelo Cancer Center, além de planejar e liderar as atividades de assistência, ensino e pesquisa; influenciar a adoção de novas tecnologias, com o olhar de custo-efetividade e sustentabilidade institucional.

Oncogenética

O objetivo principal do Departamento de Oncogenética é identificar pessoas portadoras de síndromes genéticas associadas a um risco aumentado de desenvolver câncer, principalmente em pacientes com tumores raros e/ou com grande incidência de câncer na família. Em nossa Instituição, a especialidade vem crescendo e se destacando a cada dia sob a liderança da Dra.

Maria Nirvana da Cruz Formiga, que conduziu e se dedicou nos últimos três anos com equilíbrio e proatividade, garantindo a excelência na assistência ao paciente.
“Fiquei três anos na liderança do departamento em uma fase de transição que foi muito importante para o meu crescimento profissional e aprendizado na gestão de equipe”, diz a Dra. Nirvana que permanecerá na Instituição como médica titular da equipe de Oncogenética e médica titular no Departamento de Clínica e está passando a posição de head da Oncogenética para o Dr. José Claudio Casali da Rocha.

Dr. Casali

Foi responsável pela criação do Departamento de Oncogenética de nossa Instituição em 1998 e retorna agora com o desafio de acelerar o desenvolvimento da equipe para alcançar o protagonismo nacional e internacional por meio da atuação equilibrada na assistência, no ensino e nas pesquisas clínicas e translacionais. Outros desafios incluem ampliar a integração da oncogenética com os demais Departamentos e Tumor Boards.

“É com muita alegria que volto a assumir o departamento de Oncogenética do A.C.Camargo. O serviço sempre foi muito inovador e sempre esteve à frente dos tempos. A ideia desse departamento partiu do nosso querido Dr. Brentani, a quem, inclusive, eu devo minha formação. Ele criou o departamento que foi o primeiro serviço de Oncogenética da América Latin dentro de um hospital e eu estive com ele, ainda como estudante da Instituição, desde o início.
Meu objetivo agora é fazer com que a equipe de geneticistas trabalhe cada vez mais dentro do modelo Cancer Center, onde a atenção ao paciente é primordial e, por isso, nossa presença torna-se cada vez mais essencial dentro das demais equipes e nos Centros de Referências, fazendo parte da jornada do paciente.

Nosso departamento é um marco no país, vamos celebrar 20 anos em breve e cada vez mais queremos trabalhar não só com tratamento personalizado, mas com prevenção personalizada. Vamos fortalecer os pilares de ensino e pesquisa, ações de disseminação de conhecimento para os nossos profissionais. Queremos investir em pesquisas que vão ao encontro das necessidades da Instituição, focando nas nossas especialidades, nos centros de referência e, principalmente, nas necessidades dos pacientes”, finaliza o Dr. Casali.

Endocrinologia

O Departamento de Endocrinologia, liderado pela Dra. Joilma Rodrigues de Lima que há 16 anos se dedica e conduz a equipe, garantindo a excelência na assistência ao paciente, também passará por mudanças. A especialista permanece na Instituição como médica titular e passa a liderança da equipe para o Dr. Felipe Henning Gaia Duarte. A Dra. Joilma conta que entrou na Instituição em 2003 quando temas como desafios, resiliência, acolhimento e excelência
técnica já eram uma realidade. “Em nossa equipe sempre vivenciamos tudo isso na prática, pude ver a equipe crescer, absorver novas demandas e hoje somos atuantes na assistência aos pacientes internados e ambulatoriais com os mais variados perfis.

Chegamos a 2020 com um momento de crescimento, novos desafios para implementação de ensino e pesquisa, como também atender com maestria as necessidades dos Centros de Referência Oncológicos, ajudando a consolidar o modelo Cancer Center. Para liderar essa nova fase, contaremos com o Dr. Felipe, que possui todas as aptidões necessárias e, por isso, desejo muito boa sorte a ele! Continuarei contribuindo cada vez mais com nossa Instituição, a qual sou muito grata pelo crescimento humano e profissional”, finaliza Dra. Joilma.

Dr. Felipe Henning Gaia Duarte

Médico titular há 13 anos em nossa Instituição, terá como principais desafios promover a melhoria da experiência do paciente e a evolução das tecnologias da especialidade, além do crescimento do departamento incluindo o desenvolvimento e integração dos profissionais.

“Em 2006 o serviço de endocrinologia foi reformulado. Na época iniciamos o serviço eu e a Dra. Joilma. O serviço que inicialmente seria vinculado para atender os pacientes do departamento de Cabeça e Pescoço, cresceu e passou a atuar com diversas equipes, tendo, principalmente, um papel decisivo no controle de diabetes dos pacientes internados na Instituição. Agora meu objetivo é poder levar a Endocrinologia a degraus ainda mais altos, aumentando a integração com outras especialidades no sentido de progredir junto com a Instituição no modelo de Cancer Center. É uma responsabilidade grande que espero poder atender as expectativas”, diz o Dr. Felipe.

Parabenizamos a todos os profissionais por suas trajetórias
brilhantes e desejamos sucesso em seus novos desafios!

2020-03-26T14:51:46+00:00