O GUIA DO LARINGECTOMIZADO PARA A PANDEMIA DE COVID-19

Revisão técnica: José Guilherme Vartanian, MD, PhD; Rui Imamura, MD, PhD; Gabriela Torrejano, SLT, BSc; Pedro Pestana, SLT, PhD, Jaqueline Carmona, SLT, Linguista, BSc.

O GUIA DO LARINGECTOMIZADO

A pandemia de Coronavírus (COVID-19) apresenta muitos desafios médicos, sociais e psicológicos para laringectomizados e seus especialistas médicos. O Guia do Laringectomizado para a Pandemia de COVID-19 fornece informações para ajudar laringectomizados e respiradores por traqueostoma a lidar com a pandemia. Ele contém informações sobre como se prevenir de infecções e lidar com múltiplas questões, de depressão e isolamento social, a fibroses, linfedemas, problemas na mucosa e vazamentos na prótese vocal. Este guia também sugere formas de lidar com a dilatação esofágica e hospitalização, bem como maneiras de se manter em forma e ter uma boa alimentação.

BAIXE O PDF COMPLETO AQUI

As informações e conselhos dados no Guia do Laringectomizado para a Pandemia de COVID-19 são baseados nas recomendações e conhecimentos disponíveis no momento de preparação do guia em 1º de junho de 2020. A informação e conhecimento sobre como se prevenir e como lidar com COVID-19 estão em crescimento e evolução constantes. Uma vez que as recomendações para a prevenção e tratamento de COVID-19 podem mudar, é importante seguir as atualizações da Secretaria da Saúde local (em Portugal, Direção Geral da Saúde) e consultar profissionais da saúde.

Embora este guia não seja um substituto do cuidado médico profissional, ele pode ser útil para laringectomizados e seus cuidadores, auxiliando na superação dos desafios trazidos pela pandemia de COVID-19.

Ao longo deste documento texto irá aparecer a referência a termos da Língua Portuguesa falada no Brasil, seguido do termo correspondente empregue na Europa, por exemplo, fumantes/ fumador, devido às diferenças semânticas.

BAIXE O PDF COMPLETO AQUI
2020-11-10T18:12:29+00:00