Quando percebemos algum caroço no pescoço, geralmente, logo pensamos em algo grave. A maioria dos nódulos que surgem no pescoço são benignos e, geralmente, sinalizam uma infecção na região. Trata-se de um gânglio linfático que inflama por alguma doença na garganta, no dente e até no ouvido. Apesar de doer quando se aperta, essa dor tende a diminuir ao ser iniciado o tratamento adequado, e o carocinho, acaba desaparecendo.
Porém, em algumas situações, os nódulos podem ser um sinal de um tumor maligno! Principalmente se for indolor, endurecido e apresentar crescimento progressivo.
Caroço no pescoço acompanhado de sintomas
O cirurgião de cabeça e pescoço, no entanto, faz diagnóstico e trata os nódulos frequentemente relacionados à glândula tireoide.
Os nódulos de tireoide são comuns e, geralmente, desaparecem sem que se faça nada. Porém, se você percebe que isso não acontece após algumas semanas, mesmo não sentindo dor, é bom investigar.
Com os nódulos de tireoide podem existir sintomas como:
- Dificuldade em engolir e/ ou mastigar;
- Perda de peso sem motivo aparente;
- Perda de apetite;
- Inchaço;
- Rouquidão;
- Dificuldade para respirar;
- Dor.
Nestes casos, é importante passar em consulta com o endocrinologista e/ou com o cirurgião de cabeça e pescoço, que irá examinar e solicitar exames clínicos e de imagem, possivelmente também uma punção, a fim de poder dar o diagnóstico.
A importância das características desse caroço
Dependendo do resultado dos exames, bem como das características do nódulo, o médico pode tanto recomendar o acompanhamento da evolução desse nódulo (se cresce, fica igual ou some) ou a cirurgia, que é a forma de tratamento para nódulos benignos maiores e tumores de tireoide.
Os tumores que surgem no pescoço podem ser de estruturas locais, como músculos, linfonodos, pele, ou de órgãos que estão nessa região, como a tireoide, ou podem ser metástases.
O que fazer: Se houver um nódulo associado aos sintomas citados
Se for diagnosticado um tumor, o especialista indicará o melhor tratamento. (No caso de cânceres na tireoide, os tratamentos são são sempre pela via cirúrgica).
Quanto mais precoce for realizado o diagnóstico de câncer de tireoide ou em outra região de cabeça e pescoço, ou outra, maiores as chances de cura. Por isso é sempre importante procurar o especialista assim que surjam os primeiros sinais e sintomas.
Continue visitando nosso blog para se manter informado (a) sobre doenças e tratamentos de tireoide, paratireoide, garganta, boca e outras áreas da cabeça e pescoço.
Add a Comment