Tireoidectomia
Home » Tireoidectomia
TIREOIDECTOMIA
É como chamamos a cirurgia de retirada parcial ou total da glândula tireoide.
Geralmente é indicada para pacientes com diagnóstico de câncer no local, nódulos suspeitos de malignidade ou nódulos grandes, que causem incômodo, ou hipertireoidismo que não respondeu aos tratamentos não-cirúrgicos.
Como é a TIREOIDECTOMIA tradicional?
Tradicionalmente, a tireoidectomia é realizada sob anestesia geral, em ambiente hospitalar.
É feita uma incisão transversal no pescoço e a abertura da linha mediana com o afastamento dos músculos que protegem a tireoide.
A glândula, ou parte dela, é então retirada cuidadosamente para evitar sangramentos, preservar estruturas nobres da região como os nervos da laringe, glândulas paratireoides e outras.
ACESSOS ALTERNATIVOS
Tireoidectomia Transoral
A técnica de retirada da tireoide pela via transoral tem se difundido no Brasil por trazer diversos benefícios para o paciente.
Em primeiro lugar, em vez de deixar uma cicatriz na região frontal do pescoço como no procedimento aberto, na tireoidectomia chamada transoral, através de 3 pequenos cortes (5-20mm) realizados entre o lábio inferior e a gengiva inferior, ocorre a remoção completa da glândula tireoide com segurança, sem deixar nenhuma cicatriz visível.
Para tanto, a tireoidectomia transoral é realizada com instrumentos de vídeo-cirurgia (laparoscopia)_ técnica denominada tireoidectomia transoral por acesso vestibular (TOETVA, do inglês TransOral Endoscopic Thyreoidectomy Vestibular Approach).
ACESSOS ALTERNATIVOS
Tireoidectomia Retroauricular
Outra aplicabilidade da cirurgia robótica é para a realização de cirurgias cervicais através de acessos remotos, como a via retroauricular.
Nestas circunstâncias, a vantagem maior seria estética e funcional, com cicatrizes menos visíveis, menor repercussão na drenagem linfática cutânea com menor formação de linfedema.
Ela tem sido empregada em casos selecionados de esvaziamentos (linfadenectomias) cervicais, ressecção de tumores de glândula submandibular ou outros tumores benignos (como o paraganglioma carotídeo), e também em alguns casos de tireoidectomia.
A Metodologia tem sido amplamente usada na Coreia do Sul e nos Estados Unidos, empregada com sucesso em diversos países, principalmente na Ásia.
Com a utilização de tecnologia robótica, o cirurgião realiza a operação através de incisão em uma área atrás da orelha do paciente, extendendo pela linha de implante capilar, minimizando o impacto da cicatriz anterior visível, reduzindo traumas, sangramentos e alterações de sensibilidade cervical.
Quais os principais benefícios do uso da tecnologia robótica?
- Menos sequelas e traumas,
- Melhora significativamente a estética pós-cirúrgica
- Preservação ao máximo de estruturas e funcionalidade com o mínimo de morbidade possível,
- Confere melhor qualidade de vida para os pacientes
Especialista em Cabeça e Pescoço
Quando há incômodo, alguma alteração, nódulo, pequenas lesões, dificuldade para engolir ou outros sinais e sintomas na área de cabeça e pescoço, é importante procurar um especialista.
CONSULTAS
É na consulta que o especialista, além de esclarecer suas dúvidas, examina, avalia, diagnostica, solicita exames específicos e sugere o tratamento mais adequado para cada caso.
CIRURGIAS
Quando a via cirúrgica é o único tratamento possível, o cirurgião junto com o paciente, avalia prós e contras de cada técnica, sempre priorizando melhora e qualidade de vida.
MENOS CICATRIZ APARENTE
Com o avanço da tecnologia robótica e endoscópica, em muitos casos, é possível tratarmos o câncer de tireoide deixando cicatrizes bem menores e menos aparentes. Veja aqui!